HABITAR OUTROS TERRITÓRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRODUZIR UM NOVO PEDAÇO DE TERRA ATRAVESSADO PELA ESCRITA

Marta Elaine de Oliveira

Resumo


Este texto traz uma discussão acerca dos modos de habitar os processos de formação de professores de nossa atualidade. Problematiza a constituição de um corpo que não tem tempo e é atravessado por uma aceleração de informações e de situações escolares. Por vezes, em uma formação de professores, onde tudo parece estar acelerado, o mundo vai atropelando e é atropelado, o que se tem é oferecimento de um outro mundo pronto e dado. Sendo assim, questiona-se: como constituir um modo de habitar uma formação de professores que não sucumba a um sentimento, a um desencadeamento e a uma aceleração? As discussões são tomadas junto a Deleuze e Nietzsche, principalmente. Com esses autores, outras questões perpassam o texto: como se constitui um corpo que pousa na banalidade? Que formação ética-estética-política é reivindicada por uma escrita de uma banalidade? Episódios de sala de aula de formação de professores, em um curso de Pedagogia, são vivenciados junto ao texto como um modo de trazer à tona as banalidades produzidas em sala de aula. Assim, em uma escrita de banalidades o escrever tornar-se uma produção de um ethos.

Texto completo:

PDF

Referências


ALCANTARA, Clarissa de Carvalho. Corpoemaprocesso / teatrodesessência. 2005. Tese de Doutorado. UFSC, Florianópolis, 2005.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Rua de mão única. v. 2. Tradução: Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Plâtos: capitalismo e esquizofrenia. v. 2. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2015.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

LISPECTOR. Clarice. As Palavras. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. (1882). Tradução: Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2012.

VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia II: ética e cultura. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons