COSMOPOLÍTICA E POTÊNCIA DE VIDA: O ACONTECIMENTO COMO FORÇA PARA UM CURRÍCULO DA DIFERENÇA

Terezinha Maria Schuchter, Juliana Paoliello, Nilcéia Elias Rodrigues Moreira

Resumo


Objetiva o artigo pontuar alguns aspectos sobre a produção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, desde a sua criação, em 2004, até 2015. Tece problematizações em relação aos documentos no que tange aos conceitos de diversidade e diferença apresentados. Discute a importância dessa produção no sentido de desinvibilizar temas latentes na sociedade, mas encobertos em nome de um padrão universal de normalidade que prescreve um modelo de conhecimento e de existência humana. Utiliza, como abordagem metodológica, a pesquisa documental e bibliográfica e a análise do discurso, tecendo reflexões acerca dos fundamentos do discurso governamental. Aponta os desafios ainda existentes no sentido de efetivar os temas relacionados com as diferenças, como currículo, e analisa as proposições da base nacional comum curricular com referência à visibilização ou ocultamento de questões e temas presentes nos documentos dessa Secretaria. Destaca a necessidade de buscar as linhas de fuga, atravessar os muros, sair dos buracos e se conectar com outras linhas e aumentar suas valências, agenciando bifurcações que escapam a segmentaridades duras de modo a fazer vacilar os dualismos que as organizam e abrir uma nova distribuição de possíveis, uma pluralização de possíveis.

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Referências


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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