EDUCAÇÃO MENOR POR ENTRE AS LINHAS DO PENSAMENTO DE DELEUZE E GUATTARI: INSPIRAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Mirlen Valéria Medeiros da Silva, Carlos Augusto Silva e Silva, Maria Remédios de Brito

Resumo


Este estudo se deu a partir de levantamentos teóricos preliminares de um projeto de pesquisa denominado “Filosofia da Diferença e Educação: Conexões Deleuzianas”, que objetivou investigar a filosofia e o pensamento de Gilles Deleuze e a questão da educação. A vista disso, nos debruçamos na sua filosofia a fim de realizar atravessamentos com a Educação em Ciências no sentido de contribuir com tal área de conhecimento. O estudo tomou como referencial principal a obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari “Kafka: por uma literatura menor”, bem como textos complementares a respeito da educação e suas inferências com o conceito de menor de Sílvio Gallo. Para essa investigação foi realizado um apanhado geral sobre a ideia de “Ciência Moderna”, que entendemos ser um saber racionalista instrumental, que produz uma espécie de discursividade ancorada sobre certos regimes de “verdade” e de saber, a qual, também produziu feitos na construção conceitual de educação moderna, centrada na lógica objetivista, racionalista, disciplinar com poder de conformação de corpos e se convencionou em uma subjetivação de ensino-aprendizagem amarrados em um sedentarismo das certezas. Gilles Deleuze e Félix Guattari trazem o conceito menor a partir da literatura de Franz Kafka não em um sentido pejorativo e desmerecendo-a, pelo contrário, trata-se para os autores de uma literatura marginal e de resistência, que se dá a partir da diferença, não sendo um modelo, mas uma possibilidade de desviar um modelo. As características principais desta literatura e/ou conceito menor se caracteriza a partir de: uma desterritorialização da língua; uma ramificação política e o recurso a um agenciamento coletivo de enunciação. Contrapondo essa perspectiva é possível pensar uma educação menor para as práticas educativas na educação em ciências que retire o ensinar dos blocos universalistas para percorrer linhas de derivas menores, singulares em que aluno e professor possam construir vias e modos para outras educações.

Texto completo:

PDF

Referências


Deleuze e a educação. Disponível em: . Acesso em: 18/11/2016

BRITO, Maria dos Remédios de. Dialogando com Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre a ideia de subjetividade desterritorializada. Alegrar, n. 9, jun. 2012.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003.

DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, v. 27, n. 2, 2002.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor: variáveis e variações. Trabalho encomendado para a 36° Reunião Nacional da ANPED, Goiânia (2013).

GALLO, Sílvio. Saberes, transversalidade e poderes. Revista de Educação CEAP, v. 4, n. 15, p. 5-18, 1996.

GALLO, Sílvio. Educação menor: produção de heterotopias no espaço escolar. In: RIBEIRO, P. R. C. et al. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: discutindo práticas educativas. Rio Grande: Editora da FURG, 2007. p. 93-102.

GUATTARI, Félix; DELEUZE, Gilles. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

GUATTARI, FÉLIX; DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

MOLINA, R. A.; Olini, Polyana Cindia; MONTEIRO, S. B. Nietzsche e a Filosofia (resenha). Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 45, p. 269-272, 2011.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: 34, 1994.

MARCONDES, Danilo. As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. In: ______. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

______. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Zahar. 1997.

PENSADOR – Biografia de Franz Kafka. Disponível em: . Acesso em: 22 de abril de 2017.

SANTOS, Z. A. Deleuze e a Educação (resenha). Aprender, Vitória da Conquista, v. 7, p. 221, 2008.

SEVERINO, Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994.

VEIGA-NETO, Alfredo. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. In: ______. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 35-58.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons