Dossiê Temático: Cultura Lúdica e Estudos da Infância

O presente dossiê tem como objetivo veicular artigos, que abordem temas e problemas atinentes aos estudos e pesquisas sobre Cultura Lúdica e Estudos da Infância, tal como as suas respeitantes implicações na sociedade. À vista disso, os textos constitutivos deste dossiê, orientar-se-ão por análises e investigações respeitantes aos fundamentos teóricos e práticos da Cultura Lúdica e seu imbricamento com os Estudos da Infância, em variadas áreas de conhecimento. Destarte, reiterando a indispensabilidade de se “construir pontes”, dentro e fora do universo acadêmico, de modo que o dossiê em pauta possa subsidiar novos debates, pesquisas, análises críticas, propiciando o avanço do conhecimento.

À vista disso, o intuito do dossiê é alvitrar uma empreitada científico-literária convocando pesquisadores(as) de diferentes partes do território nacional, da América do Sul e do Norte, e da Europa, intencionando conhecer o que estes(as) intelectuais têm pesquisado a propósito das temáticas sugeridas, hodiernamente.

Trata-se de um dossiê dotado de originalidade e de uma preocupação com aqueles que se dedicam a pesquisar, estudar, refletir, ensinar e debater a Cultura Lúdica e os Estudos da Infância, posto que nos últimos 30 anos, tivemos raros dossiês atinentes a esta temática. No mais, no supracitado período, fervilharam muitos discursos e práticas alicerçadas na relação entre Lúdico e Infância, entrementes, pouco contribuíram à área acadêmica e educacional, por se fundar em especulações e discursos prosélitos, especialmente, inóxios e insuficientemente arquitetados.

Embora seja um tema debatido com certa constância, faz-se basilar compreendê-lo em razão de sua complexidade e condição multifacetada. Nesses moldes, defendemos que o dossiê será uma forma de alavancar estudos e pesquisas com a temática em questão, no plano epistemológico (e científico), como também no que concerne às suas implicações à formação e à emancipação humana.

Nesse entendimento, o dossiê potencializará a circulação de preceitos teóricos relevantes, inéditos e profícuos à comunidade acadêmica, impulsionando, tal-qualmente, o nome da presente revista em Instituições de Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação) públicas e privadas, em distintas áreas de conhecimento (Educação, Filosofia, Sociologia, Psicologia etc.). De resto, vale sublinhar o potencial do dossiê no que tange à dimensão geopolítica e à influência acadêmica, em que os autores(as) dispõem. Justificamos que o dossiê será uma espécie de marco referencial no campo da Cultura Lúdica e sua relação aos Estudos da Infância. 

Delimitação da abrangência dos artigos a ser submetidos

1.      Cultura Lúdica Infantil.

2.      Ludicidade e Estudos da Infância.

3.      Lúdico, Arte e Infâncias.

4.      Educação Infantil e Lúdico.

5.      História do jogo e da brincadeira na Educação Infantil.

6.      Cultura Lúdica, Cultura Infantil e Estudos da Infância.