IMAGENS PUXAM PALAVRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Simone Lopes Benevides, Josiane de Souza Soares

Resumo


Este trabalho objetiva compreender como jovens do Ensino Médio leem livros de imagens, atentando, mais especificamente, para a forma como os signos não-verbais são retextualizados (MARCUSCHI, 2003) em narrativas verbais. O estudo se insere na perspectiva do letramento literário (COSSON, 2009).

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Vera Teixeira de. O verbal e o não verbal. São Paulo: Unesp, 2004.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

FITTIPALDI, Ciça. O que é imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

CASTANHA, Marilda. A linguagem visual nos livros sem texto. In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons