IMAGENS PUXAM PALAVRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho objetiva compreender como jovens do Ensino Médio leem livros de imagens, atentando, mais especificamente, para a forma como os signos não-verbais são retextualizados (MARCUSCHI, 2003) em narrativas verbais. O estudo se insere na perspectiva do letramento literário (COSSON, 2009).
Texto completo:
PDFReferências
AGUIAR, Vera Teixeira de. O verbal e o não verbal. São Paulo: Unesp, 2004.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
FITTIPALDI, Ciça. O que é imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
CASTANHA, Marilda. A linguagem visual nos livros sem texto. In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026