FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: INTERPRETAÇÃO DAS VOZES DOS PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Caroline Elizabel Blaszko, Claudia Sebastiana Rosa da Silva, Juarez Francisco da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é compartilhar a interpretação das vozes dos professores expressas em entrevista semiestruturada e memorial descritivo. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida durante um programa de formação com docentes da rede pública municipal, durante o ano de dois mil e dezessete. Para a análise das informações foi utilizada a fenomenologia hermenêutica, e o que se evidenciou foi a necessidade da escuta dos professores para a transformação e melhoria da sua prática, visando o desenvolvimento profissional docente. Dentre alguns importantes aspectos apontados pelos professores, destaca-se que os cursos de formação continuada são necessários para oferecer subsídios para o desenvolvimento profissional e o aperfeiçoamento das ações educativas, bem como a tomada de consciência da responsabilidade na construção da identidade formativa e docente.

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Referências


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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