COMO COMPREENDER AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUAS POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO?

Daniel Castro, Ana Lúcia Horta Nogueira

Resumo


Os impactos da pandemia do Covid-19 na Educação levam à necessidade de refletir sobre a exclusão provocada pelas desigualdades sociais. A discussão apresentada neste artigo integra pesquisa em andamento sobre a apropriação das TDIC na escola, a partir da perspectiva histórico-cultural.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede - a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DESMURGET, Michel. A Fábrica de Cretinos Digitais: os perigos das telas para nossas crianças. São Paulo: Vestígio, 2021.

FREINET, Célestin. A Educação do Trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LAPA, Andrea. Desafios, oportunidades e consequências do ensino remoto no ensino superior, na educação básica e na alfabetização/família. Palestra proferida na Sessão Especial - Mesa 2, 40ª Reunião Nacional da ANPED, 19 out. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PZXuU0Gwyfo. Acesso em: 25 out. 2021.

MACEDO, Maria do Socorro. Desafios, oportunidades e consequências do ensino remoto no ensino superior, na educação básica e na alfabetização/família. Palestra proferida na Sessão Especial - Mesa 2, 40ª Reunião Nacional da ANPED, 19 out. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PZXuU0Gwyfo. Acesso em: 25 out. 2021.

PRENSKY, Marc. Digital game-based learning. Paragon House, 3rd Edition, 2007.

VALENTE, José Armando; BLIKSTEIN, Paulo. Maker Education: Where Is the Knowledge Construction?. Constructivist Foundations, 14(3), p. 252-262. 2019.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

________________________. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p112-121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons