AÇÕES E MEDIAÇÕES EFETIVAS DA LEITURA LITERÁRIA NA BEBETECA, DA UFMG, EM CONTEXTO REMOTO

Sarah Cristina Costa Ferreira

Resumo


Esse texto possui por objetivo identificar as ações promovidas presencialmente e remotamente na Bebeteca da UFMG, por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória na qual, os resultados mostram a fundamental importância da mesma para difundir o ato de ler desde a mais tenra idade.


Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTA, M. C. Bebetecas (bibliotecas para a primeira infância). In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (Org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 43.

BAPTISTA, M. C. Entrevista cedida as autoras, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3° versão, 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2020.

CÂNDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.

CEALE, UFMG. Bebeteca: espaço de formação. Ceale: Poliana Moreira, 27 jul. 2016. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/bebeteca-espaco-de-formacao.html. Acesso em: 9 abr. 2020.

COSSON, R. Letramento Literário. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (Org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 185.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2018.

ESCARDÓ, M. Sendereando. In: Jornadas de reflexión desde las bibliotecas escolares y públicas. Guadalajara: Palácio Del Infantado, 2002.

FACCHINI, L. Bebeteca mediação pedagógica e animação cultural. Protestantismo em revista, São Leopoldo, v. 20, n. 3, p. 11-19, set. 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2020.

KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1999.

MOITA LOPES, L. P. A transdisciplinaridade é possível em linguística aplicada? In: SIGNORINI, I. (org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOUZA, R. J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São Paulo: UNESP/UNIVESP, 2011. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2020.

UFMG. Bebeteca, da Faculdade de Educação, forma mediadores de leitura para a primeira infância. UFMG: Vitória Brunini, 21 nov. 2018. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/bebeteca-da-faculdade-de-educacao-forma-mediadores-de-leitura-para-a-primeira-infancia. Acesso em: 5 maio 2020.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p193-203

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons