CARTOGRAFANDO IMAGENS O CADERNO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE UMA OFICINA DE CINEMA NA ESCOLA

Pedro Paoli Guedes de Camargo

Resumo


Por meio do acompanhamento de uma oficina de criação cinematográfica em uma escola, emergiram escritas e leituras a partir das imagens produzidas. Essas, por sua vez, influenciaram na maneira como foi lida a oficina/intervenção/contexto, já que, em contato com os materiais-fatos-sensações-pensamentos anotados, frutificavam novos afetos que orientavam o caminho desenhado ao longo da pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


BERGALA, Alain. A Hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, Cinead-Lise-FE/UFRJ, 2008.

ESCÓSSIA, Liliana; KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Meridional, 2015.

FRESQUET, Adriana. Cinema & Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica, dentro e "fora" da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 128 p.

FRESQUET, Adriana; MIGLIORIN, Cezar. Da Obrigatoriedade do Cinema na Escola, Notas para uma Reflexão sobre a Lei 13006/14. In: FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: a lei 13006 – Reflexões, Perspectivas e Propostas. Ouro Preto: Universo, 2015. p. 5-23.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente Cinema: Educação, Política e Mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons