A REESCRITA COMO ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS DE TERCEIRO ANO

Sônia i de Fátima Radvanskei, Viviane Schueda Stacheski

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a apropriação da escrita dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma turma de uma rede municipal de ensino, da região metropolitana de Curitiba, no ano de 2019, utilizando-se da estratégia metodológica da reescrita. Para tanto, foi recortado para esse artigo produções momentos distintos da aprendizagem dos discentes, com as orientações didáticas para as produções e sequências da professora responsável pela turma. Como autores e estudos para fundamentar as discussões foram utilizados os estudos de Gusso e Dalla-Bona (2014); Abaurre (1988, 1991,1994 E 1997) Bakhtin (2011;2017); Cagliari (1998, 2002); Smolka (2012); entre outros que tratam dessa temática. Percebe-se que o professor ao organizar o processo didático com reescritas significativas, priorizando essa metodologia como construção, possibilita a compreensão do processo de escrita, pois a criança consegue elaborar e reelaborar hipóteses, nos diferentes níveis linguísticos.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p481-494

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
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