RASTROS, FAGULHAS E LAMPEJOS NA/PELA PESQUISA: SOBRE O QUE (AINDA) SE MOVE

Karina Rousseng Dal Pont

Resumo


A somatória de vivências para tornar-se o que se é compõe as linhas que carrego para esta escrita: o encantamento com artefatos artísticos escolhidos para o processo da pesquisa, e uma proposta de formação em educação a partir dos agenciamentos entre a arte, e a cartografia escolar. A aposta está em solapar a confiança numa formação em educação geográfica estática que afirma a ordem e a obediência aos regimes de representação e verdade sobre o mundo e mover o pensamento pela/com a arte como “pequenos acontecimentos”. A tentativa de saída de alguns desertos na educação se dá pelo encontro com as obras de Jorge Macchi, Ana Linemman e Qiu Zhijene. Propõe-se a reflexão sobre o efêmero que revolve com anseios de uma educação demasiadamente assentada. O artista interpreta ao destruir a matéria de seu sentido primeiro, o metal que se transfora em instalação, o papel-mapa que vira escultura. Como propor uma educação para a solidão que não signifique educar para estar só, mas sim para “o reconhecimento da plenitude incontornável do mistério?”

Texto completo:

PDF

Referências


BARRENECHA, M. A. Nietzsche e a liberdade. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

BERGMAM, I. Lanterna mágica. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins, 2005.

DELEUZE, Gilles. A gargalhada de Nietzsche. In: ______. A ilha deserta. São Paulo: Editora Iluminuras, 2010. (p. 167-170).

GENET, J. O ateliê de Giacometti. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

MENDONÇA, Samuel. Vontade de potência, interpretação e teoria do conhecimento em Nietzsche. In: AZEREDO, Vânia Dutra; SILVA JÚNIOR, Ivo da (Org.). Nietzsche e a interpretação. Curitiba: Editora CRV, 2012. p. 225-235.

UNO, K. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: N-1 Edições, 2012. p. 90.

WEBER, J. F. Formação (Bildund), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons