INSTALAÇÃO POÉTICA: PESQUISA-AÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA

Denise Stefanoni Combinato, Josiane Maria Medeiros Augusto

Resumo


Com objetivo de investigar se há e quais são os impactos da articulação da literatura com o audiovisual no processo ensino-aprendizagem, é desenvolvida uma pesquisa-ação com auxílio FAPESP em uma Escola Estadual de Ensino Médio Integral, fundamentada na psicologia histórico-cultural. A instalação poética sobre identidade e cultura foi uma das atividades desenvolvidas pelos alunos.

Texto completo:

PDF

Referências


CAMARGO, D.; BULGACOV, Y. L. M. A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica. Psicologia em estudo, v. 13, n. 3, p. 467-475, 2008.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1988. p. 169-191.

CIAMPA, A. C. Identidade. In: LANE, S. T. M.; CODO, W. (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 58-75.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes. 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons