Saberes e fazeres docentes em torno do letramento e da alfabetização no curso de pedagogia do IFG Goiânia Oeste
Resumo
Este artigo objetiva explicitar como o trabalho com o blog educacional “Tcham Tcham: Estou lendo” pode favorecer o processo de formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFG Goiânia Oeste. No referido blog são publicados artigos, vídeos, fotos, jogos, sequências didáticas e relatos de experiências sobre alfabetização e letramento. A partir de estudos de Magda Soares (2018, 2020), Mortatti (2000), Emilia Ferreiro (2018) e Paulo Freire (1967), foi possível refletir sobre a história da alfabetização no Brasil e as diversas concepções de aquisição e apropriação da linguagem escrita. A importância desta disciplina atrelou-se à análise da problemática nas disputas restritas a questões metodológicas da alfabetização, em detrimento da possibilidade de letramento.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de. Métodos de ensino de leitura no Império brasileiro: António Feliciano Castilho e Joseph Jacotot. São Paulo: UNESP, 2023.
ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de. Proposta de alfabetização. Blog Tcham Tcham: estou lendo!, [2023]. Disponível em: https://projetotchamtchamestoulendo.blogspot.com/p/proposta-de-alfabetizacao.html. Acesso em: 10 jun. 2023.
ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de; BOTO, Carlota. Dissonâncias do programa tempo de aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização. Horizontes, v. 39, n. 1, e02102, 2021. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1125. Acesso em: 20 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização - PNA. Brasília, DF: MEC, SEALF, 2019.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades; Ouro sobre Azul, 1995, p. 174.
CHAUÍ, Marilene. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 12 jun. 2023.
CORDEIRO, Telma de Santa Clara. A aula universitária, espaço de múltiplas relações, interações, influências e referências. In: CUNHA, M. I. (org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas/SP: Papirus, 2007, p. 87-101.
CUNHA, Maria Isabel. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, DF, v. 29, n. 97, p. 87-101, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%25p. Acesso em: 15 ago. 2023.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, FaE, UFMG, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 129-145.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, 3 ed., 2003, p. 11-32.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização (1876/1994). São Paulo: Unesp, 2000.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.
SOARES, Magda. Alfaletrar toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. 2. ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – Clacso; São Paulo: Expressão Popular, 2011.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026