Saberes e fazeres docentes em torno do letramento e da alfabetização no curso de pedagogia do IFG Goiânia Oeste

SUZANA LOPES DE ALBUQUERQUE, DAYANNA PEREIRA DOS SANTOS

Resumo


Este artigo objetiva explicitar como o trabalho com o blog educacional “Tcham Tcham: Estou lendo” pode favorecer o processo de formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFG Goiânia Oeste. No referido blog são publicados artigos, vídeos, fotos, jogos, sequências didáticas e relatos de experiências sobre alfabetização e letramento. A partir de estudos de Magda Soares (2018, 2020), Mortatti (2000), Emilia Ferreiro (2018) e Paulo Freire (1967), foi possível refletir sobre a história da alfabetização no Brasil e as diversas concepções de aquisição e apropriação da linguagem escrita. A importância desta disciplina atrelou-se à análise da problemática nas disputas restritas a questões metodológicas da alfabetização, em detrimento da possibilidade de letramento.


Palavras-chave


Alfabetização; letramento; blog.

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