UMA ANÁLISE DO GÊNERO CAPA DE JORNAL: UMA LEITURA DOS (NÃO)DITOS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Jaciluz Dias, Helena Maria Ferreira

Resumo


A capa de jornal, entendida como gênero textual, é foco de uma análise que procura identificar os elementos verbais e não verbais que a compõem e os efeitos de sentido decorrentes da sua leitura. Constata-se a importância de os processos de leitura serem multimodais e enfocarem a compreensão de imagens e a sua relação com textos verbais, a fim de contribuir para a formação de leitores críticos.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRITO, Regina Célia Lopes; PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira. A Gramática do Design Visual. In: LIMA, Cássia Helena Pereira; PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira; AZEVEDO, Adriana Maria Tenuta de (Org.). Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009. p. 87-117.

GODOY, Camila Reis de; OLIVEIRA, Maria Antonia Silveira de; PREARO-LIMA, Rafael. Análise discursiva da primeira página de jornais nos inícios de mandato de FHC, Lula e Dilma. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 3-27, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2018.

HENRIQUES, Rafael Paes. O lugar de onde se fala: o jornalismo e seus princípios fundamentais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32, 2009, Curitiba. Anais... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. p. 1 - 16. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2018.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 5th. London and New York: Routledge, 2006.

ROJO, Roxane. Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.

VAN LEEUWEN, T. Introducing social semiotics. NovaYork: Routledge, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons