A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA SOB O OLHAR DO EDUCANDO

Patrícia Gomes Barca Ferrari, Maria Lucia Suzigan Dragone

Resumo


Este artigo analisa a opinião de alunos a respeito de uma prática de leitura literária realizada no 9º ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública. Os conceitos teóricos de Larrosa, Freire e Mafra configuram-se como embasamento deste estudo. Os dados revelaram o despertar nos alunos em criticidade, interesse e identificação com o texto, demonstrando que o ato de ler vai além da sala de aula, destacaram a leitura de mundo que cada aluno traz consigo, e revelaram a necessidade de sentirem-se parte ativa do processo de leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


CALVINO, Italo. 1923-1985. Por que ler os clássicos. Tradução Nilson Moulin. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

KLEBIS, Carlos Eduardo de Oliveira. Leitura na escola: problemas e tentativas de solução. In: SILVA, E. T. da (Org.). Leitura na escola. São Paulo: Global. ALB-Associação de Leitura do Brasil, 2008. p. 33-46.

LARROSA, Jorge Bondia. La experiencia de la lectura: Estudios sobre literatura y formación. Primera Edicion. Fondo de Cultura Económica, 1996.

MAFRA, Núbio Dellane Ferraz. Leituras à revelia da escola livro eletrônico. Londrina: Eduel, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons