POTENCIALIDADES DO RECURSO DE REALIDADE AUMENTADA PARA O TRABALHO COM A LEITURA

Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias

Resumo


A presente proposta tem como objetivo investir no processo de leitura de textos multimodais/multissemióticos e inventariar as potencialidades do recurso de realidade aumentada para o trabalho com a leitura em sala de aula. A realidade aumentada permite a implementação de práticas metodológicas capazes de propiciar novas incursões sobre os textos e a percepção dos recursos indiciadores de sentido.

Texto completo:

PDF

Referências


FERREIRA, H. M; VILLARTA-NEDER, M. A. Textualização e Enunciação em texto multimodal: análise do vídeo de animação Escolhas da Vida. Revista Prolíngua, v. 12, n. 2, out./dez. de 2017.

KIRNER, C.; TORI, R. Fundamentos de Realidade Aumentada. In: TORI, R.; KIRNER, C.; SISCOUTO, Robson. (Org.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2006, v. 1, p. 23-37

KELLING, V. L. S. Produção textual e multimodalidade: uma proposta com realidade aumentada. 2015, f. 103, Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Santa Maria, 2015. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2018.

LENHARO, R. I. Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons