CÍRCULO DE LEITURA SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES EM QUIXADÁ-CE

Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, Verônica Maria de Araújo Pontes

Resumo


O presente trabalho trata de relatar uma experiência com Clube de leitura feminista na EEM. José Martins Rodrigues em Quixadá-CE. Nossa proposta baseia-se, principalmente, na Sequência Didática de Cossón (2006) como forma de compartilhar as vivências escolares. Assim, buscamos incentivar a leitura literária e incluir discussões sobre a mulher, seja ela de ficção ou a historicamente situada.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Branca Moreira; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: Brasiliense, 2003.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

COLASANTI, Marina. Mais de 100 histórias maravilhosas. São Paulo: Global, 2015.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

FRIEDAN, Betty. A mística feminina. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 1971.

HOOKS, Bell. Feminism is for everybody: passionate politics. Cambridge: South end Press, 2000.

HOOKS, Bell. Feminist Theory from margin to center. Boston: South end Press, 1984.

LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

ZOLIN, Lúcia Osana; BONNICI, Thomas Zolin. Crítica Feminista. In: Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009. p. 217-242.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons