CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA QUE EMERGEM NO DISCURSO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Rita de Cássia Bento Manfrim, Milena Moretto

Resumo


O presente artigo, recorte de discussões e resultados de uma dissertação de mestrado, trata da Educação de Jovens e Adultos a partir da análise de enunciados presentes nas concepções de leitura de alunos em fase de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscamos analisar as percepções que um grupo de cinco alunos adultos, pertencentes a uma das salas de alfabetização da Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC), possuem da leitura. Nossas análises das vozes desses sujeitos revelam as mazelas do analfabetismo, por razões encontradas em tenra idade. O atraso no desenvolvimento da leitora, que tem sua origem na infância, é concebido por eles como grande entrave para acesso ao mundo do trabalho. Ao abordar as restrições que eles sofrem com a privação da leitura e a escrita, o texto toma a linguagem como meio de interação social, que se encontraancorada nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural e enunciativa.

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Referências


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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