O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO CURIOSIDADE CIENTÍFICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Flávia Simões de Moura, Luzia Bueno

Resumo


Este trabalho pretende apresentar uma sequência didática elaborada numa pesquisa de Mestrado que tem como objetivo principal verificar como o ensino da produção textual, pode contribuir para a produção escrita da criança. Apoiamo-nos no quadro teórico-metodológico do ISD desenvolvido por Bronckart (2006, 2008, 2012) e no ensino de sequências didáticas de Schneuwly e Dolz (2011), dentre outros.

Texto completo:

PDF

Referências


BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Organização Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Tradução Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio et al. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2006.

______. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

______. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. Trad. Anna Rachel Machado. São Paulo, Educ, 2012.

MOURA, Flávia Simões de. O trabalho com o gênero curiosidade científica no 1º ano do ensino fundamental. 250 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Itatiba: Universidade São Francisco, 2018. Disponível em: . Acesso em 29/08/2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das letras, 2011.

STREET, B. V. Letramentos sociais - Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons