OS JOVENS NO ESPAÇO ESCOLAR: JOGOS DISCURSIVOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL

Juliana Soares de Oliveira, Ana Lúcia Horta Nogueira

Resumo


Estudando jovens estudantes do ensino fundamental II, do 9º ano, de escola municipal de Campinas-SP temos o objetivo de discutir desenvolvimento cultural na adolescência, por meio de Vigotski e Bakhtin. Percebemos que na escola as/os jovens constroem jogos discursivos predicativos, que expressam uma consciência social, marcando o desenvolvimento do pensamento e linguagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Editora Martins Fontes, 2011.

______. Os Gêneros de Discurso. Tradução de Paulo Bezerra. Editora 34. 2016.

______. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 8. ed. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 2013.

CAMPOS-TOSCANO, A. L. F. A pausa que refresca... Tempo e espaço na propaganda da coca-cola. Alfa (ILCSE/Unesp), Araraquara, v. 48 (1), p. 83-98, 2004.

OLIVEIRA, J. S. Os discursos das/os jovens na escola: dialogia e desenvolvimento cultural. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. Editora Martins Fontes, 2010.

VYGOTSKI, L. S. Psicologia Infantil – Obras Escogidas. v. IV. Madri: Visor, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons