POR UMA FORMAÇÃO DOCENTE DISSONANTE A PARTIR DO ÚLTIMO FOUCAULT

David da Silva Pereira, Ingrid Ellen da Silva Félix, Silvana Dias Cardoso Pereira

Resumo


A formação com vistas à emancipação é um desafio. É nessa direção que o último Foucault (1978-84) oferece ferramentas de análise e de problematização das práticas humanas essenciais para uma formação docente a partir da ideia de “cuidado de si como cuidado do outro”. Trata-se de criar possibilidades de desassujeitamento dos professores da Educação Básica em formação a começar por seus formadores.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer n. 02, de 09 de junho de 2015: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Homologado por Despacho do Ministro de Estado da Educação publicado no DOU de 26. jun. 2015, Seção 1, p. 13. Brasília: Conselho Pleno do Conselho Nacional da Educação, 2015a. Disponível em: . Acesso em: 02. jul. 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n. 02, de 1º de julho de 2015: Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, publicado no DOU de 02. jul. 2015, Seção 1, p. 8-12. Brasília: Conselho Pleno do Conselho Nacional da Educação, 2015b. Disponível em: . Acesso em: 30. ago. 2018.

FOUCAULT, Michel. L’Herméneutique du Sujet: Cours au Collège de France, 1981-1982. Édition établie sous la direction de François Ewald et Alessandro Fontana, par Frédéric Gros. Paris: EHESS, GALLIMARD, SEUIL, fev. 2001 (Hautés Études).

FOUCAULT, Michel. Le Gouvernement de Soi et des Autres: Cours au Collège de France, 1982-1983. Édition établie sous la direction de François Ewald et Alessandro Fontana, par Frédéric Gros. Paris: EHESS, GALLIMARD, SEUIL, jan. 2008 (Hautés Études).

FOUCAULT, Michel. Le Courage de la Vérité: Cours au Collège de France, 1983-1984. Édition établie sous la direction de François Ewald et Alessandro Fontana, par Frédéric Gros. Paris: EHESS, GALLIMARD, SEUIL, jan. 2009 (Hautés Études).

FOUCAULT, Michel. Subjectivité et Vérité: Cours au Collège de France, 1980-1981. Édition établie sous la direction de François Ewald et Alessandro Fontana, par Frédéric Gros. Paris: EHESS, GALLIMARD, SEUIL, mai. 2014 (Hautés Études).

FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits, II: 1976-1988. Édition établie sous la direction de Daniel Deffert et François Ewald, avec la collaboration de Jacques Lagrange. Paris: Quarto/Gallimard, 2017, éd. revisée.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons