LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA PÓS-GRADUAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE ASPECTOS DO PROCESSAMENTO E DA AVALIAÇÃO

Dohane Julliana Roberto

Resumo


Este resumo apresenta o recorte de uma pesquisa que visa investigar o papel da leitura em língua inglesa no contexto da Pós-Graduação. Nesse recorte serão abordados aspectos de itens de testes que podem ser utilizados para a comprovação de proficiência em leitura em língua estrangeira (LE/L2).

Texto completo:

PDF

Referências


ALDERSON, J. C. Reading in a foreign language: A Reading problem or a language problem? In: ALDERSON, J. C; URQUHART, A. H. (Ed.). Reading in a foreign language. London: Longman, 1984.

BERNHARDT, E. Toward Information Processing Perspective. Foreign Language Reading. The Modern Language Journal, v. 68, n. 4, p. 322-331, 1984.

______. A psycholinguistics perspective on second language literacy. AILA Review, n. 8, p. 31-44, 1991.

BOSSERS, B. On thresholds, ceilings and short-circuits: The relation between L1 reading, L2 reading and L2 Knowledge. AILA Review, n. 8, p. 45-60, 1991.

CLARKE, M. Reading in Spanish and English: Evidence from ESL students. Language Learning, v. 29, n. 1, p. 121-150, 1979.

DEHANE, Stanislas. Os neurônios da leitura – como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

HUSTIJN, J. H. How is reading in a second language related to reading in a first language? AILA Review, v. 8, p. 5-14, 1991.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Itens liberados de leitura: PISA 2015. BRASIL, 2015. Disponível em: . Acesso em: 18 de janeiro de 2017.

KINSTCH, W.; RAWSON, K. Compreensão. In: SNOWLING, M.; HULME, C. A Ciência da Leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OCDE). Measuring student knowledge and skills: a new framework for assessment. Paris: OECD Publications, 1999

PERFETTI, C.; LANDI, N.; OAKHILL, L. A aquisição da habilidade de compreensão da leitura, In: SNOWLING, M.; HULME, C. A Ciência da Leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons