DONA BENTA, OS MEDIADORES DE LEITURA E AS TIC

Patrícia Aparecida Beraldo Romano

Resumo


A mediação de leitura é, hoje, um tema bastante polêmico, a começar pela compreensão do que se entende por essa palavra. Ao pensar nessa atividade, a personagem Dona Benta, da saga infantil lobatiana, parece ser um modelo eficaz de mediação, já que é ela quem executa esse papel, seja nas obras adaptadas, seja nas consideradas didáticas. A partir dessa discussão, perguntamo-nos se, depois de quase um século de existência, Dona Benta continuaria atual como mediadora de leitura e como seria possível que essa sua experiência “dialogasse” com as novas formas de mediação existentes atualmente a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Texto completo:

PDF

Referências


CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos – 1750-1880. 11 ed. São Paulo: Ouro Sobre Azul, 2007.

CERRILO, Pedro; LARRAÑAGA, Elisa.; YUBERO, Santiago. Libros, lectores y mediadores: la formación de los hábitos lectores como processo de aprendizaje. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2002.

COSSOM, Rildo. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Revista Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 3, p. 161-173, set./dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02/03/2016.

LOBATO, Monteiro. Dom Quixote das Crianças: contado por Dona Benta. (Ilustrações de André Le Blanc). 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1957.

PÁTTARO, Miriam Giberti. Uma história meio ao contrário: um estudo sobre História do Mundo para crianças de Monteiro Lobato. São Paulo: UNESP, 2012.

RETTENMAIER, Miguel; RÖSING, Tania. Questões de literatura na tela. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2011.

RÖSING, Tania M. K. (Org.). Do livro ao CD- Rom: novas navegações. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 1999.

SIQUEIRA, Alexandra B.; CERIGATTO, Mariana P. Mídia-educação no Ensino Médio: por que e como fazer. Educar em Revista, Curitiba, v. 28, n. 44, abr./jun. 2012. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2016.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons