Resumo
Esta pesquisa objetiva discutir como se dá a constituição do discurso quilombola identidade e cultura, tendo como locus uma escola quilombola, no Paraná. Como o discurso sobre a cultura se apresenta e constitui o professor quilombola, práticas e fazeres que estabelecem a diferença. As falas foram coletadas em uma atividade de pesquisa do Mestrado em Letras da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. No encontro objeto desta análise os professores quilombolas e alunos do Mestrado conversaram sobre as práticas docentes. É sobre esse jogo de palavras, na constituição da identidade do professor e da escola quilombola, na historicidade das falas, nos dizeres e fazeres escolares, na constituição do ser negro no discurso é que se propõe discutir e compreender este contexto educacional tendo aporte teorias críticas sobre o discurso, identidade e cultura. Importa-nos neste texto trazer à discussão as significações, a constituição da escola como espaço sociocultural de negociação e integração de ideologias e práticas pautadas em memórias históricas, em objetos de ensino significativos historicamente, em engajamento comunitário tecendo discursivamente uma teia de contradiscursos racistas e preconceituosos por meio da escola quilombola, professores, alunos e comunidade.
Referências
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