CHAPEUZINHO VERMELHO E SEUS INTERTEXTOS: LEITURAS POSSÍVEIS POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Érica Mancuso Schaden, Amanda Camasmie Silva

Resumo


O artigo discute modos como alunos do 1º ano do Ensino Fundamental evidenciam a intertextualidade entre o conto clássico Chapeuzinho Vermelho e a releitura contemporânea Chapeuzinho Amarelo. A análise ancorou-se no conceito de intertextualidade. Concluímos que o cotejamento promove a compreensão acerca das narrativas e a abertura para o processo criativo.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. 13. ed. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores Ltda, 1994.

FIORIN, José L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

FONTANA, Roseli. Sobre a aula: uma aventura pelo avesso. Presença Pedagógica, v. 7, n. 39, p. 31-38, mai./jun. 2001.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler é compreender os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

PERRAULT, Charles. Chapeuzinho Vermelho. São Paulo: Cortez, 1985.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons