LEITURAS DISSONANTES: IMPRENSA PERIÓDICA E CULTURA ESCOLAR NA AMAZÔNIA

Cilene Maria Valente da Silva, Luiza Pereira da Silva

Resumo


Fundamentado em Bakhtin (2009), Chartier (2007), Souza (2007), Julia (2001), Carvalho (2006), Castro e Castellanos (2017), este estudo investiga leituras dissonantes nos textos da Revista Escola – a revista do professorado do Pará, publicada em 1934-1935. De modo geral, a Revista Escola comporta leituras dissonantes porque se desvia do propósito para o qual o impresso foi produzido.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, M. M. C.; TOLEDO, M. R. A. Os sentidos da forma e análise material das coleções de Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. In: CASTELLANOS, S. L. V. (Org.). O livro escolar no Maranhão. São Luís: EDUFMA; Café & Lápis, 2017.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1990.

JULIA, D. A cultura. Revista Brasileira de História da Educação, n. 4, v. 1., p. 9-44, jan./jun. 2001.

OLIVEIRA, M. A. T. Cinco estudos em história e historiografia da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SOUZA, R. F. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTA, M. L. (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários. São Paulo: Cortez, 2007. p. 163-189.

VEIGA, C. G. Cultura Material Escolar no século XX, Minas Gerais. In: I Congresso Brasileiro de História da Educação, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... nov. 2000. p. 1-9.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons