A VOZ QUE CONSTITUI O PROFESSOR
Resumo
Este trabalho é o resultado de interpretação dos memoriais e entrevistas realizadas com grupo de professoras de Ensino Fundamental. A voz dos professores se evidenciou nas entrevistas semiestruturadas e nos memoriais escritos pelos participantes de um curso de formação continuada no Paraná, interpretados de acordo com a fenomenologia hermenêutica. Oferecido pelo grupo de pesquisas em aprendizagem do programa de pós-graduação em Educação de uma Universidade no Paraná, o curso de formação continuada teve encontros quinzenais com a solicitação de tarefas para serem produzidas pelos participantes. Dentre as tarefas, foi solicitado o memorial para cada professora, bem como o grupo de pesquisadores realizou uma entrevista semiestruturada com cada professor participante do curso. As respostas obtidas nas entrevistas e na leitura dos memoriais, contribui para compreender o que os professores reconhecem de si mesmos, quais as razões que os motivaram a escolher a profissão, e o que os constitui como professores na atualidade. O resultado demonstra que essa é uma forma de realizar pesquisas em educação, com resposta imediata e a perspectiva de produzir demandas pertinentes para a formação do professor. A voz do professor se evidenciou nas entrevistas e memoriais, como pessoas que possuem grande energia mobilizada para a profissão, como resultado das experiências de vida.
Texto completo:
PDFReferências
NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Trad. Irene Lima Mendes, Regina Correia, Luisa Santos Gil. Porto: Porto editora, 1995.
PAROLIN, I.; PORTILHO, E. In: PINTO, S. et al. (Org.). Psicopedagogia. Um portal para a inserção social. São Paulo: Vozes, 2003.
RICOEUR, P. Hermenêutica e ideologias. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
______. Tempo e narrativa: A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. 2. ed. Lisboa: BNP, 2005.
SAVIANI, D. História das aldeias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026