Cartografias e criação de mundos fictícios: leituras outras na educação geográfica
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. 145 p.
CARDOSO, E. T. Motivação escolar e o lúdico: o jogo RPG como estratégia pedagógica para ensino de História. 2008. 132p. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010. 143 p.
CURIA, D. F. dos S. A Literatura Infanto-juvenil na contemporaneidade: um outro olhar para o literário em sala de aula. Revista Thema, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2015.
ESNAOLA, G. A. Claves culturales en la organización del conocimiento: ¿qué enseñan los videojuegos?. Buenos Aires: Alfagrama, 2006. 157 p.
GUERREIRO, R. M. B. Sistemas de Informação Geográfica e Videojogos. 2014. 86p. Dissertação (mestrado) – Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2014.
KATUTA, A. M. A Geografia, a cartografia, a descrição e a alienação. In: X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo, Universidade de São Paulo (USP), 2005. p. 7241-7253.
LEIRIAS, A. G. Novas cartografias online, arte contemporânea e outras geografias. Geograficidade, v. 2, n. 1, p. 115-133, Número Especial, Primavera. 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 dez. 2016.
MACEDO, J. R. Introdução – Cinema e Idade Média: Perspectivas de Abordagem. In: MACEDO, J. R.; MONGELLI, L. M. de M. (Org.). A Idade Média no cinema. São Paulo: Ateliê, 2009. p. 13-48.
MASSEY, D. B. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 312 p.
MOITA, F. M. G. da S. C. Game on: jogos eletrônicos na escola e na vida da geração @. Campinas: Alínea, 2007. 194 p.
MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo, SP: Editora UNESP: Itaú Cultural, 2003. 282 p.
MUSSA, I. História espacial e os mecanismos de interação nos jogos eletrônicos. In: X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GAMES E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 10, 2011, Salvador. Anais... Salvador, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2011. p. 01-08.
OLIVEIRA, V. H. N. Culturas juvenis e ensino de geografia: da heterogeneidade do jovem contemporâneo às aulas de Geografia. Sl.: Novas Edições Acadêmicas, 2016. 153 p.
SEEMANN, J. Histórias da Cartografia, Imersão em Mapas e Carto-Falas: métodos para estudar culturas cartográficas. In: CAZETTA, V. OLIVEIRA JUNIOR, W. M. de (Org.). Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. 1. ed. São Paulo: Átomo & Alínea, 2013. p. 87-105.
______. Carto-crônicas: uma viagem pelo mundo da cartografia. Gurupi, TO: Veloso, 2012. 125 p.
______. Entre Usos e Abusos nos mapas da Internet. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Novos Rumos da Cartografia Escolar. Currículo, Linguagem e Tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011. p. 163-176.
SOUZA, L. S. de. A fantasia e o maravilhoso em O senhor dos anéis: a sociedade de Tolkien. TEXTURA-ULBRA, v. 15, n. 29, p. 62 - 78, set./dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2015.
TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anéis. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 1202 p.
VASCONCELLOS, M. W. de. Mundos virtuais on-line de temática fantástico-medieval: herança romântica em embalagem tecnológica. I SEMINÁRIO JOGOS ELETRÔNICOS, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO – CONSTRUINDO NOVAS TRILHAS, 1, 2005, Salvador. Anais... Salvador, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2005. p. 01-24.
WERTHEIM, M. Uma história do espaço de Dante à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 238 p.
WOOD, Denis. Cartography is dead (thank God!). Cartographic Perspectives, n. 45, p. 04 - 07, Primavera. 2003. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2015.
XAVIER, A. C. dos S. Jogos de linguagem em ficção hipertextual: aprendizagem com diversão no ciberespaço. In: SILVA, E. de M.; MOITA, F. M. G. da S. C; SOUSA, R. P. de. (Org.). Jogos Eletrônicos: construindo novas trilhas. 1 ed. Campina Grande: EDUEP, 2007. p. 105-122.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2018n34p8-17
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026