PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS EM FORMAÇÃO PELO PNAIC: USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES E/OU ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Regiane Pradela da Silva Bastos, Cancionila Janzkovski Cardoso

Resumo


PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS EM FORMAÇÃO PELO PNAIC: USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES E/OU ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN. Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BASTOS, Regiane Pradela da Silva. Práticas de alfabetizadoras em formação pelo PNAIC: estudo do uso dos acervos de leitura. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC/SEB, 2012.

CRUZ, Magna do Carmo S.; MANZONI, Rosa Maria; SILVA, Adriana M. P. da. Planejamento no ciclo de alfabetização: objetivos e estratégias para o ensino relativo ao componente curricular – Língua Portuguesa. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento: ano 2: unidade 2. Brasília: MEC/SEB. p. 6-15. 2012.

MAGALHÃES, Luciane et al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular – Língua Portuguesa. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa: ano 1: unidade 2. Brasília: MEC/SEB, p. 6-16, 2012.

RIBEIRO, Ana Elisa. Fluência de leitura. In: Glossário Ceale: termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores/ Isabel Cristina A. da S. Frade, Maria da Graça C. Val, Maria das Graças de C. Bregunci (Org.). Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, p. 117-118. 2014.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons