O ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MEDIAÇÃO, SENTIDOS E REFLEXÕES

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Adriana Cavalcanti dos Santos

Resumo


O ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MEDIAÇÃO, SENTIDOS E REFLEXÕES

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, J.; BARBOSA, M. Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

GERALDI, J. O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.

GERALDI, J. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GOULEMOT, J. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, R. (Org.). Práticas de leitura. 4. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

IBIAPINA, I. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

MARCUSCHI, L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

SANTOS, A. O ensino da leitura na educação de jovens e adultos: o movimentum de significar e ressignificar a prática docente em contexto de pesquisa colaborativa. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.

VYGOTSKY, L. S. Obras escolhidas: problemas de psicologia general. Madrid, Espanha: Visor, 1995. v. 2.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons