A LITERATURA E SEU PAPEL MEDIADOR FRENTE À APROPRIAÇÃO DO ATO DE LER
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARENA, D. B. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 237-247, jan./jun. 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2015.
CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: CÂNDIDO, A. Vários escritos. 5. ed. Rio de
Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
DUARTE, N. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a Pedagogia Histórico-Crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7 n. 1, p. 8-25, jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2015.
KUENZER, A. Z. As políticas de formação: A constituição da identidade do professor sobrante. Revista Educação e Sociedade. Campinas, SP: dez./2005 n. 68/especial.
LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-Cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 5-27, 2004.
LUKÁCS, G. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoria da particularidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1970. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder.
MANGUEL, A. Uma história da leitura. São Paulo: Cia das Letras, 1997.
MARTINS, L. M. Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências. In: DUARTE, Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos 1844. Traduzido do original em alemão por Viktor von Ehrenreich. In: FERNANDES, Florestan (Org.). 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
REZENDE, L. A. FRANCO, S. A. P. Formação de professores e de leitores: Considerações a partir de dizeres de alunos. Revista Impulso. Piracicaba, jan./abr. 2013.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea).
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SILVA, E. T. da. Ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia de leitura. 3. ed. São Paulo: Cortez – Autores Associados, 1984.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
