A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO INTER/TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Valdivina Telia Rosa de Melian

Resumo


A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO INTER/TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Texto completo:

PDF

Referências


ARIÈS, Philippe, 1914-1984. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1997.

CANDIDO, Antônio. O direito a literatura; O esquema de machado de Assis. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

COELHO, Betty. Contar história uma arte sem idade. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989.

COLASANTI, Marina. Uma ideia toda azul. 23. ed. São Paulo: Global, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

CRAMER, Eugene H. Incentivando o amor pela literatura. Porto Alegre: Artmed, 2001.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

FERREIRA, Hugo Monteiro. A literatura na sala de aula: uma alternativa de ensino transdisciplinar. 2007. 377f. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2016.

JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro. Imago, 2006.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. São Paulo: Instituto Piaget, 2008.

MUNDURUKU, Daniel. Literatura indígena e as novas tecnologias da memória. In: BELMIRO, Celia Abicalil et al. Onde está a literatura? Seus espaços, seus leitores, seus textos, suas leituras. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Receite um livro: fortalecendo o desenvolvimento e o vínculo: a importância de recomendar a leitura para crianças de 0 a 6 anos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2015.

SOMMERMAN, Américo. Inter ou transdisciplinaridade? Da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons