DESEMPENHO DE LEITURA NA PROVINHA BRASIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE E O ENSINO DE LEITURA
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
DREY, Rafaela Fetzner; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Gêneros textuais nos anos iniciais. In: DALLA ZEN, Maria Isabel H,: XAVIER, Maria Luisa Merino. Alfabeletrar: fundamentos e práticas (Org.). Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 101-117.
HALL, Stuart. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
KOCH, Ingdore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa. O neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.
MELLO, Darlize Teixeira de. Provinha Brasil no município de Porto Alegre: efeitos na prática docente. Anais do 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação. 2015.
______. Provinha Brasil, avaliação diagnóstica e letramento escolar. In: Revista Linha Mestra, ano VIII, n. 24, Campinas, SP: ALB, (jan./jul./2014). p. 945-949, 2014.
______. Provinha Brasil (ou “provinha de leitura”?): mais “uma avaliação sob medida” do processo de alfabetização e “letramento inicial?” 402 f. 2012. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
MELLO, Darlize Teixeira de; PEREIRA, Lucciani Gonçalves. Bom desempenho na Provinha Brasil - município de Porto Alegre: o que dizem os alunos. In: Revista Linha Mestra, ano VIII, n. 24, Campinas, SP: ALB, (jan./jul./2014). p. 2071-2076.
MORTATTI, Maria do rosário Longo. O texto na sala de aula: uma revolução conceitual da história do ensino de língua e literatura no Brasil. In: SILVA, Lilian Lopes Martins; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Penso, 2012.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Sistema de avaliação da educação básica no Brasil: abordagens por níveis de segmentação. In: WERLE, Flávia Obino Corrêa. Avaliação em larga escala: foco na escola. São Leopoldo: Oikos; Brasília: líber livro, 2010. p. 21-36.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
