GESTÃO E ESTRUTURA ESCOLAR PARA O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS INICIAIS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, M. (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras/ALB; São Paulo: Fapesp, 1999. [2. reimp.]. 640 p.
CHARTIER, A-M. Práticas de leitura e escrita - história e atualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2011. 246 p.
______. Que leitores queremos formar com a literatura infanto-juvenil? In: PAIVA, A. et al (Org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2005. p. 127-144.
CHARTIER, R. (Org.). Práticas da leitura. 4. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. 266 p.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. 252 p.
______. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2009. 142 p.
GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentido. In: CHARTIER, R. (Org.). Práticas da leitura. 4. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. p. 107-116.
HÉBRARD, J. O autodidatismo exemplar. Como Valentin Jamerey-Duval aprendeu a ler? In: CHARTIER, R. (Org.). Práticas da leitura. 4. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. p. 35-73.
JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 220 p.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003. 374 p.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. 120 p. [1. reimp 2007]
NASCIMENTO, I. S. Leitura e formação de leitores plenos no Brasil: crise ou desafios permanentes? Linha Mestra, ano 8, n. 24, jan./jul. 2014, p. 1512-1515.
PARO, V. H. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011. 248 p.
REZENDE, N. L. Apresentação ao leitor brasileiro. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013a. p. 7-18.
______. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013b. p. 99-112.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 184 p.
SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: MARTINS, A. A.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.). A escolarização da leitura literária - O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 17-48.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa/naturalista - Problemas epistemológicos. Educação e Seleção, São Paulo, n. 7, p. 19-27, jan./jun. 1983.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. 496 p.
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 182 p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
