O LETRAMENTO LITERÁRIO E AS TIC

Luciana Oliveira

Resumo


O LETRAMENTO LITERÁRIO E AS TIC

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, V. Leitura literária e escola. In: EVANGELISTA, A. et al. (Org.). Escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Volume 2. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CÂNDIDO, A. O Direito à Literatura. In: ______. Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. 2011.

CEREJA, W. R. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2013.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014a.

______. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014b.

COSSON, R. e PAIVA, A. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. Revista Remate de Males, Campinas-SP, n. 34.2, p. 477-499, jul./dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15, abr. 2016.

CRUZ, M.F. B. Memórias de leituras literárias de jovens e adultos alagoinhenses. Tese de doutorado. UFBA, Salvador. 2009. Disponível em: . Acesso em: 15, abril. 2016.

ISER, W. A interação do texto com o leitor. In: LIMA, L. C. (Org.) A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, Tradução de C. Dornelles, Campinas, IEL/UNICAMP, 2010. Disponível em: . Acesso em: 09, set. 2015.

PAIVA, A. (Org.). Literatura fora da caixa: o PNBE na escola – Distribuição, circulação e leitura. São Paulo: Editora da UNESP, 2012.

PAZ, O. O arco e a lira. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

RIBEIRO, A. E. Por que o computador on-line é bem-vindo no planejamento das nossas aulas? In: RIBEIRO, A. E.; NOVAIS, A. E. C. (Org.) Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R; ALMEIDA, E. M. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, Ma. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VARGAS, S. Leitura: uma aprendizagem de prazer. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.

Filme

O CARTEIRO E O POETA – Direção: Michael Radford. Co-produção ítalo-francesa Cecchi Gori Group Tiger Cinematográfica. DVD 109 minutos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons