AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCADORA CECÍLIA PAVANI AO USO DA MÍDIA NA SALA DE AULA: A EXPERIÊNCIA DO CORREIO ESCOLA

Fabiano Ormaneze, Ângela Junquer, Elizena Cortez, Ezequiel Theodoro da Silva, Marcelo Pereira

Resumo


"Cecília Pavani abriu os caminhos para a integração do jornal e do ensino em escolas, principalmente as públicas, primeira iniciativa do tipo em todo o Estado de São Paulo na época do seu surgimento. As frentes de trabalho se dividiam na formação continuada dos professores, como forma de colocar o profissional como peça principal da engrenagem do processo de aprendizagem, e o incentivo à leitura por parte dos alunos. Com as crianças e adolescentes, o objetivo era de introduzir o hábito de se informar diariamente, manusear o jornal, conhecer as editorias, participar de debates e se posicionar sobre os acontecimentos da cidade, do Brasil e do mundo. Antenada nas mudanças da sociedade, Cecília acompanhou a convergência da mídia impressa e digital, transformando o projeto em Correio Escola Multimídia, inserindo conteúdos de jornalismo digital na proposta" (GUIMARÃES, 2017). Este artigo tem por objetivo apresentar e aprofundar depoimentos sobre a trajetória de trabalho da professora Cecília Pavani em direção ao uso do jornal e outras mídias nas escolas brasileiras. São tecidas considerações a respeito dos livros, projetos e intervenções que marcaram a presença dessa educadora em prol da democratização da leitura e da melhoria os processos de formação de leitores. Destaque para as produções da sua equipe e para as parcerias feitas com a Associação de Leitura do Brasil: programas, eventos e lutas em comum.

Texto completo:

PDF

Referências


GUIMARÃES, Letícia. Campinas perde a educadora Cecília Pavani. Correio Conectado. 18 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2018.

JUNQUER, Ângela et al. Novas competências na sociedade do conhecimento. Campinas: Leitura Crítica, 2012.

ORMANEZE, Fabiano. Mulheres na imprensa de Campinas: dos pseudônimos às grandes reportagens. In: ROLDÃO, Carlos Gilberto; CARMO-ROLDÃO, Ivete Cardoso; ORMANEZE, Fabiano. A imprensa em Campinas: retratos da história. Holambra: setembro, 2016, p. 307-333.

ORMANEZE, Fabiano; PAVANI, Cecília; BORGES, Ana Gabriela Simões (Org.). Comunicação, educação e liberdade na sociedade do espetáculo. Campinas: Pontes, 2014.

PAVANI, Cecília. O jornal como meio auxiliar de ensino-aprendizagem em classes de 1° grau. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar) – PUC-Campinas, 1995.

______. (Org.). Jornal: (in)formação e ação. Campinas: Papirus, 2002.

______; JUNQUER, Ângela; CORTEZ, Elizena. Jornal: uma abertura para a educação. Campinas: Papirus 2007.

______; PARENTE, Cristiane; ORMANEZE, Fabiano. Educomunicação, redes sociais e interatividade. Campinas: Leitura Crítica, 2013.

______; ORMANEZE, Fabiano. Do papel ao digital: o projeto Correio Escola Multimídia e as transformações entre jornal e educação. In: ______; PARENTE, Cristiane; ORMANEZE, Fabiano. Educomunicação, redes sociais e interatividade. Campinas: Leitura Crítica, 2013, p. 105-115.

RODRIGUES, Gabriela; CRUZ, Larissa Martins. Pioneiras da imprensa campineira: dos pseudônimos às grandes reportagens. Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo – PUC-Campinas, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons