RODA DE CONVERSA: IDENTIDADES E RESISTÊNCIAS INDÍGENAS: CURRÍCULOS, LEITURAS E ESCRITAS

Beatriz Sales da Silva

Resumo


O presente artigo tem por objetivo dar visibilidade ao Vídeo denominado Imagens Pensantes: Obra aberta, que integra a pesquisa de doutorado pela Faculdade de Educação, UNICAMP, realizada no período de 2013 a 2017, no contexto da E. E. Indígena Xucuru kariri; Caldas, MG. Cujo título é: Currículos e identidades: tiroteio narrado ao som do maracá. O vídeo foi apresentado na Roda de Conversa no dia 12 de julho de 2018, tendo as imagens narrativas desse grupo de professores e lideranças indígenas como disparador de múltiplas possibilidades de conhecer suas histórias de vida, experiências. Trazendo para o 21º COLE as suas línguas dissonantes que contribuem para repensar o “índio genérico”, estereótipos que povoam nosso imaginário. Nos permite escutar os indígenas que afirmam sua diferença a partir de imagens que lhes dão visibilidade, falam por eles mesmos. Cabe a nós a escuta.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Judite Gonçalves. “O sentido da diferença na pedagogia indígena: oportunidades amplas, tensões, formas limitadas de operar com a diferença”. In: VEIGA, Juracilda e D’Angelis, Wilmar Rocha (Org.). Escola Indígena Étnica e Autonomia. Campinas, SP: Associação de Leitura do Brasil; Instituto de Estudos da Linguagem/ UNICAMP, 2003.

ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Versão apresentada na 25 Reunião da ANPED, realizada em Caxambu, MG, 29 de setembro a 02 de outubro de 2002, como trabalho encomendado do GT Currículo. Disponível em: . Acesso em: julho de 2018.

BARROS, Manoel de. Compêndio para uso dos pássaros (Poesia reunida 1937-2004). Quasi Edições, 2007. Disponível em: . Acesso em: jul. 2018.

BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CARRARA, Douglas. Terra indígena Xukuru – Kariri. Relatório Preliminar Circunstanciado de Identificação e Delimitação. Terra Indígena Xukuru –Kariri/ AL. Rio de Janeiro, Maricá, 2004, p. 7. Disponível em: . Acesso em: maio de 2017.

DEANGELI, Maria Angélica. Le mono linguisme de l'autre, de Jacques Derrida: uma escritura idiomática da língua. Disponível em: . Acesso em: jul. 2018.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35 maio/ago. 2007. Disponível em: . Acesso em: ago. 2013.

GUIMARÃES, Susana Grillo. A formação do professor indígena hoje. In: VEIGA, Juracilda; SALANOVA, André (Org.). Questões de educação escolar indígena: da formação do professor ao projeto da escola. Brasília: FUNAI/DEDOC Campinas: ALB, 2001.

MELIÁ, Bartolomeu. Educação indígena na escola. Cadernos Cedes, a. XIX, n. 49, dez. 99. p. 12. Disponível em: . Acesso em: julho de 2018.

MORI, Angel Corbera. “A língua indígena na escola indígena: quando, para que e como?” In VEIGA, SALANOVA (Org.). Questões de educação escolar indígena: da formação do professor ao projeto da escola. Brasília: FUNAI/DEDOC. Campinas: ALB, 2001.

PETRUCCI ROSA, Maria Inês. Mônadas benjaminianas como possibilidade metodológica. In: VI CONGRESSO DE PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA DA UERJ, 2014. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2014. Disponível em:

SAMAIN, Etienne. (Org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.

SILVAa, Beatriz Sales da. Currículos e identidades: tiroteio narrado ao som do maracá. Campinas, SP: [s.n.], 2017. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Disponível em: . Acesso em: jul. 2018.

SILVAb, Beatriz Sales da. Educação escolar indígena: Mas, o que é mesmo uma escola diferenciada? Trajetória, equívocos e possibilidades no contexto da E. E. Indígena Xucuru Kariri Warcanã, de Aruanã (Caldas, MG). Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Disponível em: . Acesso em: jul. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons