A LEITURA DE GÊNEROS DISCURSIVOS – PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO DO CONTEXTO SOCIOCOULTURAL DO EDUCANDO
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AUERBACH, Elsa. The politics of the ESL classroom: Issues of the power in the pedagogical choices. In: Tollefson, J. (Ed.). Power and indequality in language education. New York: Cambridge University Press. 1995.
BAKHTIN, Mikhail Volochínov. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michael Lahud e Yara Frateschi Vieira. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1988. 196 p.
______. Estética da Criação Verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. PrereiraSão Paulo: Martins Fontes, 1997.
COOPE, B., KALANTZIS, M. The power of literacy and the literacy of power. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). The power of literacy: A genre approach to teaching writing. London: The Falmer Press, 1993. p. 63-89.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Unicamp, 1997. parte I, cap. 1, p. 27-38.
BOWMAN, Robert. Why America hated htm. Disponível em: . Acessado em: 17 de setembro de 2002, 16:18.
DELPIT, Lisa. Other people’s childtren: cultural conflict in the classroom. New York: The New Press, 1995.
FAÏTA, Adilson. A noção de “gênero discursivo” em Bakhtin: uma mudança de paradigma. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Unicamp, 1997. parte III, cap. 2, p. 159-177.
FREIRE, P.; Macedo, D. Literacy: Reading the word and the world. South Hadley, MA: Bergin & Garvey, 1987.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1985. 91 p.
LUKE, Allan. Genres of power? Literacy education and the production of capital. In: HAGEN, R.; WILLIAMS, G. (Ed.). Literacy in society. London: Longman, 1996. p. 308-338.
MACHADO, Irene A. Os gêneros e o corpo do acabamento estético. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997. parte III, cap. 1, p. 139-158.
MARTINS, Sérgio. O pagodão do Pagodinho. Veja, São Paulo, ed. 1846, a. 37, n. 12, p. 11-15, 24 mar. 2004.
PENNYCOOK, Alastair. Critical Applied Linguistic – an introduction. London: Lawrence Erlbaum Publishers, 2001. 195 p.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1995.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026