PROBLEMATIZANDO O CURRÍCULO DA ALFABETIZAÇÃO: CICLO, TEMPO E PLANEJAMENTO EM QUESTÃO

Bonnie Axer

Resumo


A partir de minha pesquisa de Doutorado, busco nesse trabalho questionar o discurso do PNAIC destacando a relação de força entre currículo, tempo e alfabetização. Com base no pós-estruturalismo, penso que tal relação faz parte de uma rede política que envolve planejamento, sugestões didáticas e avaliação, mas se constitui como pacto falido ao tentar fixar uma definição para alfabetização.

Texto completo:

PDF

Referências


AXER, Bonnie. Todos precisam saber ler e escrever: uma reflexão sobre a Rede de Equivalências da Alfabetização na Idade Certa. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de pós graduação da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1, unidade 1. Brasília: MEC, SEB, 2012a.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem: ano 2, unidade 1. Brasília: MEC, SEB, 2012b.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado: ano 3, unidade 1. Brasília: MEC, SEB, 2012c.

LACLAU, E.; MOUFFE. Hegemonia e Estratégia Socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons