ESCULPINDO A SI MESMO: A SUBJETIVAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE EAD ATRAVÉS DE SUA ESCRITA DE SI

Maria Amélia A. Nader Bartholomeu

Resumo


O ensino a distância (EaD) tem tido um grande crescimento entre as universidades brasileiras. Essa nova modalidade de ensino que surge com o mundo globalizado para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e facilitar e diminuir as distâncias tem trazido mudanças tanto na subjetividade dos professores quanto dos alunos. Muitas indagações surgem neste momento no campo educacional em que o computador assume o papel de professor. Ainda que os projetos mais modernos de EaD possam prover suportes tecnológicos para que haja maior relacionamento humano através do computador, todas as atividades exercidas à distância estabelecem relações em que novas linguagens se instauram neste universo. Assim, entendendo que o professor também se desloca e transforma a sua subjetividade, este trabalho vincula-se a uma tese de doutorado em andamento situada no Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação e tem como objetivo geral problematizar os modos de subjetivação do professor que passa a ensinar em um espaço virtual após muitos anos de ensino em uma sala de aula convencional. Traz como sujeito de pesquisa a minha própria experiência pedagógica, fundamentando-se nos estudos de Michel Foucault (2004), cujos conceitos possibilitam a reflexão a respeito da subjetividade através da escrita de si.

Texto completo:

PDF

Referências


FOUCAULT, M. História da Sexualidade III: o cuidado de si. 11. ed. Trad. M. T. da C. Albuquerque e J. A. G. Albuquerque, Rio de Janeiro: Graal, 1993.

______. A escrita de si. In: MOTTA, M. B. (Org.) Ética, sexualidade e política. 1. ed. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. Coleção Ditos & Escritos, v. 5.

______. A Coragem da Verdade: o Governo de Si e dos Outros II. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______. Entrevista com Michel Foucault. In: MOTTA, M. B. (Org.) Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. Coleção Ditos & Escritos, v. 1.

______. Microfísica do poder. 6. ed. Organização, intrdução e evisão técnica de Eduardo Machado. São Paulo/ Rio de Janeiro: Paz &Terra, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons