DEVIR LARVAR DA TERRA CURRICULAR

Ricardo Scofano Medeiros

Resumo


O texto a seguir busca tensionar diferentes concepções do pensamento curricular acerca da produção de subjetividades (DELLA FONTE, 2010; AMORIM, 2006). Sugiro, apoiado em Deleuze (2004), e tendo Beckett (2014) como intercessor, que a terra curricular gera como seu efeito um “sujeito larvar” (DELEUZE, 2004) desestabilizando, assim, a invenção do sujeito autônomo como ideal normativo para a educação.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Antonio Carlos. Nos limiares de pensar o mundo como representação. Pro-Posições, v. 17, n. 1, p. 177-194, jan./abr. 2006.

BECKETT, Samuel. Textos para nada. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

CARVALHO, Janete Magalhães; DELBONI, Tânia Mara. Ética e estética da existência: por um currículo ‘estranho’. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 1, p. 170-184, jan./jun. 2011.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2004.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Agenda pós-moderna e neopositivismo: antípodas solidários. Educação e Sociedade, v. 31, n. 110, p. 35-56, jan./mar. 2010.

HAESBAERT, Rogério. Por amor aos lugares. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 285-296, maio/ago. 2006.

MASSEY, Doreen. Filosofia e política da espacialidade: algumas considerações. GEOgraphia, a. 6, n. 12, p. 7-23. 2004.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

NIETZSCHE, Friedrich Willhelm. Para além do bem e do mal. São Paulo: Martin Claret, 2015.

PARAÍSO, Marlucy Alves. A ciranda do currículo com gênero, resistência e poder. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 388-415, set./dez. 2016.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Tradução como cultura. Ilha do Desterro, n. 48, p. 41-64, jan./jun. 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons