CURTINDO LITERATURA: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO

Simone Lopes Benevides

Resumo


Este trabalho relatará um projeto realizado com turmas de ensino médio – o “Curta Literatura” – cujo objetivo era aproximar os jovens da leitura literária por meio da tecnologia. Adotamos a perspectiva do letramento literário (COSSON, 2009) e do letramento múltiplo, multissemiótico e crítico (ROJO, 2009).

Texto completo:

PDF

Referências


COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.

MARTINS, Ivanda. A Literatura no Ensino Médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Org.). Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

RÖSING, T. Ler na escola para ensinar literatura no 1º, 2º e 3º graus. São Paulo: Mercado Aberto, 1988.

SANTAELLA, Lucia. O que é Semiótica? São Paulo: Brasiliense, 1983.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VERGANANO-JUNGER, Cristina. Crise na leitura e formação de leitores: uma questão de políticas linguísticas. Matraga, v. 23, n. 38, jan./jun. 2016. p. 185-203.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons