ENSINO DO SEMINÁRIO À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO: ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE

Fabrini Katrine da Silva Bilro, Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel, Ana Cláudia de França

Resumo


O trabalho discute de que forma os encaminhamentos dados por uma professora, no contexto de ensino do seminário, dialogam com dimensões metodológicas do ISD. Os resultados revelam que a docente age em sintonia com a referida teoria, já que se volta à ampliação de uma maior consciência dos sujeitos acerca da natureza social das formas linguísticas que usamos em diversos contextos de uso do gênero.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdos. Lisboa: Edições 70, 1997.

BRONCKART, J. P. A atividade de linguagem frente à língua: homenagem a Ferdinand de Saussure. In: GUIMARÃES, A. M. M.; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C. T. V. de. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (Org.) Avaliação em língua portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATÊNCIO, M. L. M. Textualização, ação e atividade: reflexões sobre a abordagem do interacionismo sociodiscursivo. In: GUIMARÃES, A. M. M.; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. C.; CAVALCANTE, M. C. B. (Org.) Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons