LITERATURA PARA CRIANÇAS: FESTA NO CÉU EM DIFERENTES VERSÕES

Claudia Leite Brandão, Renata Junqueira de Souza

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir a importância das estratégias de leitura, por meio de uma proposta didática com o conto do folclore brasileiro Festa no Céu. Para tal, utilizou-se a abordagem qualitativa, com a pesquisa ação, tendo como corpus uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual, na cidade de Primavera do Leste-MT. Fundamenta-se em Solé (1998) e Souza (2016).

Texto completo:

PDF

Referências


ARENA, Dagoberto Buim. Alunos, professores e bibliotecários: uma rede a ser construída. Leitura: Teoria & Prática, v. 29, n. 57, p. 10-17, 2011. Disponível em: . Acesso em: junho de 2018.

AZEVEDO, Ricardo. Forro no céu. In: AZEVEDO, Ricardo. Contos de bichos do mato. São Paulo: Ática, 2005, p. 15-18.

DEBUS, Eliane. Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil. São Paulo: Paulus, 2006.

GIROTTO, Cyntia Graziella Simões; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de leitura: Ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. et al. Ler e compreender: Estratégias de leitura. Campinas: Mercado de letras, 2010, p. 45 – 114.

GLOBO. Os cisnes selvagens. In: Coleção Conte outra vez: as mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Editora Globo, p 25-48.

HARVEY, S; GOUDVIS, A. Strategies that work: teaching comprehension for understanding and engagement. 2. ed. Portland, Maine: Stenhouse Publisher, 2008.

LAGO, Angela. A festa no céu: um conto do nosso folclore. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2005.

MACHADO, Ana Maria; CASTANHA, Marilda. Festa no Céu. São Paulo: FTD, 2004.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, Renata Junqueira de. Para compreender: os processos de aprendizagem das estratégias de leitura. In: DEBUS, Eliane; JULIANO, Dilma Beatriz; BORTOLOTTO, Nelita. Literatura Infantil e Juvenil: do literário a outras manifestações estéticas. Copiart: Unisul, 2016, p. 95 – 108.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons