MEMÓRIA E INFÂNCIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ATIVIDADE METODOLÓGICA COM O CONTO “HÓSPEDE SECRETO”, DE MIGUEL SANCHES NETO
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34, 2002.
______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas v. I)
______. Rua de mão única. Trad. Rubens R. T. Filho e José C. M. Barbosa. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011. (Obras escolhidas v. II)
______. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
CASTRO, Cláudia Maria de. “A arte de caçar borboletas”. In: KOHAN, Walter Omar. Devir-criança da filosofia: Infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 17. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
COUTO, Mia. Quebrando as armadilhas da opressão no mundo. Leitura: Teoria & Prática, Revista da Associação de Leitura do Brasil, a. 26, n. 50, jun. 2008.
NETO, Miguel Sanches. Hóspede secreto. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2003.
______. Chove sobre minha infância. Rio de Janeiro: Record, 2000.
______. Venho de um país obscuro. Travessa dos editores: 2000.
______. Herdando uma biblioteca. Rio de Janeiro: Record, 2004.
SILVA, Anilde Tombolato Tavares da. Infância, experiência e trabalho docente. 2007. (Tese de doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Marília, 2007.
TEIXEIRA, Mona Lisa Bezerra. Imagens da infância na obra de Clarice Lispector. 2010. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2010.
VAZ, Alexandre Fernandez. Educação, experiência, sentidos do corpo e da infância (um estudo experimental em escritos de Walter Benjamin). In: PAGNI, Pedro Angelo; GELAMO, Rodrido Pelloso (Org.). Experiência, Educação e Contemporaneidade. Marília: Poiesis: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026