NOTAS SOBRE O QUE É A ADOLESCÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO

Mirele Corrêa, Michele Martinenghi Sidronio de Freitas

Resumo


Propomos um deslocamento do pensamento sobre o que é ser adolescente no contexto escolar contemporâneo, tendo como disparadores o “sujeito/aluno ideal” vislumbrado pelos profissionais da educação e o “diferente” cristalizado numa identidade pelos próprios sujeitos/alunos, articulando-os aos conceitos de maior e menor elaborados por Deleuze e Guattari (2015).

Texto completo:

PDF

Referências


CERVI, G. M. Política de Gestão Escolar na Sociedade de Controle. Rio de Janeiro: Editora Achiamé, 2013.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, G. Conversações (1972-1990). 3. ed. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Tradução Cintia Vieira da Silva; revisão da tradução Luiz B. L. Orlandi. 1. ed.; 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. v. 3. 2. ed. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lucia Claudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

LISPECTOR, C. Perto do coração selvagem. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980.

PPP. Projeto Político Pedagógico. Governo de Estado de Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação. Gerência Regional de Educação. Blumenau, 2015, p. 87.

SCHÖPKE, R. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensamento nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons