A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BORTOLETTO, Maira. Ideologias animadas: a criança e o desenho animado. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: UNICAMP, 2008.
FREITAS, Maria T. Discutindo sentidos da palavra intervenção na pesquisa de abordagem histórico-cultural. In: FREITAS, Maria T.; RAMOS, Bruna Sola (Org.). Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: UFJF, 2010a.
______. A perspectiva Vigotskiana e as tecnologias. Revista Educação – História da Pedagogia 2. São Paulo: Segmento, agosto/2010c.
______; JOBIM E SOUZA, S.; KRAMER, Sonia (Org.). Ciências humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007b. p. 26-38.
______. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 21-39, jul./2002.
JOBIM E SOUZA, Solange. Dialogismo e alteridade na utilização da imagem técnica em pesquisa acadêmica: questões éticas e metodológicas. In: FREITAS, Maria T.; JOBIM E SOUZA, S.; KRAMER, Sonia (Org.). Ciências humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 26-38.
______. Infância e linguagem. Campinas: Papirus, 1994.
LIMA, Maria E. C. de C. Sentidos do trabalho – a educação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
PINO, Angel. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
______. Técnica e semiótica na era da informática. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 03, n. 02, p. 283-296, maio/ago. 2003.
SMOLKA, Ana L. B. et al. Condições de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas: as relações de ensino em foco. Relatório de Pesquisa. FE/Unicamp/Programa para a Melhoria do Ensino Público. FAPESP, 2009-2012.
______. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão ou das (não) coincidências nas relações de ensino. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (Org.). Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 107-128.
______. O desenvolvimento cultural da criança: mediação, dialogia e (inter) regulação. In: OLIVEIRA, Marta K.; REGO, Teresa C.; SOUZA, Denise Trento R. Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.
______. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cadernos Cedes, ano XX, n. 50, 1998/2000.
VYGOTSKY, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.
______. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
______. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2014n25p22-31
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
