Consciência silábica em teste diagnóstico do PROAJA – Piauí

Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar de Sá Rocha, Luciana Neves Franco Freire

Resumo


Este estudo visa analisar questões de consciência silábica que fazem parte de um dos testes diagnósticos do Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos – PROAJA (Piauí). Dessa forma, esta pesquisa tem como enfoque a alfabetização em sua faceta linguística. O referencial teórico se sustenta em trabalhos como Soares (2016, 2020) e Morais (2019). A partir da análise, foi possível constatar que o teste se configura como sendo do tipo híbrido, com as questões de consciência silábica sendo totalmente lidas pelo aplicador. Destaca-se a importância da presença dessas questões de consciência silábica lidas pelo aplicador, as quais contribuem para verificar aprendizes que ainda não estão alfabetizados, mas que já refletem sobre a sonoridade em seu processo de aquisição da escrita.


Palavras-chave


Alfabetização; consciência silábica; EJA.

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