LETRAMENTO ACADÊMICO E OS FENÔMENOS DO SABER–ESCREVER: PERSPECTIVAS DISCENTES

Kátia Diolina, Ana Elisa Jacob, Luzia Bueno

Resumo


Este artigo objetiva problematizar o papel do Letramento Acadêmico. Particularmente, visa a discutir sobre a produção textual na universidade a partir da análise de respostas concedidas por graduandos de diferentes cursos da Universidade São Francisco e da FAE. Os referenciais consistem nos estudos dos grupos: Novos Letramentos (LEA; STREET, 2014); Letramentos do Professor (KLEIMAN, 2016); os do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999); e aqueles desenvolvidos por Dolz, Gagnon e Decândio (2010) sobre os fenômenos do saber-escrever. As análises sublinharam que escrever na universidade exige fenômenos que ultrapassam o linguageiro, como, o psicológico e o social.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRONCKART, J-P. Atividade de Linguagem, textos e discursos: por um Interacionismo Sociodiscursivo. São Paulo: Educ., 1999.

DOLZ, J; GAGNON, R; DECÂNDIO, F. Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. Mercado de Letras. Campinas, 2010.

KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

KLEIMAN, A.; ASSIS. J. (Org.). Significados e Ressignificações do Letramento. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de "letramentos acadêmicos": teoria e aplicações. São Paulo: Filol. Linguíst. Port. v. 16, n. 2, 477-493, jul./dez. 2014.

LOUSADA, E. ; DEZUTTER, O. La rédaction de genres universitaires: pratiques et points de vue d’étudiants universitaires au Brésil et au Québec. Le français à l'université, 2016.

MACHADO, A. R. et al. Linguagem e Educação: Ensino e Aprendizagem de Gêneros Textuais. Organização de L. Abreu-Tardelli e V. Cristóvão. Mercado de Letras: Campinas, 2009.

MACHADO, A. R. ; BRONCKART, J. P. (Re)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos. In: MACHADO, A. R. et al. (Org.) O trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G. As pesquisas do grupo ALTER-LAEL para a análise do trabalho educacional. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 16; n. especial 1; p. 35-46, 2013.

ZAVALA, V. Quem está dizendo isso? Letramento acadêmico, identidade e poder no ensino superior. In: VOVIO, C; SITO, L.; GRANDE, P. Letramentos. Campinas: Mercado de Letras, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons