PRÁTICAS DE TEXTUALIZAÇÃO: UMA LEITURA DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO E DOS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS ADOTADOS PARA A ESCRITA DE TEXTOS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria da Educação. Ensino Fundamental. v. 2. Brasília, 1997.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: . Acesso em: 19 de ago de 2018.
CALIL, Eduardo. Escutar o invisível: escritura e poesia na sala de aula. São Paulo: Editora UNESP, Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.
CHABANNE, Jean-Charles; BUCHETON, Dominique. Parler e écrire pour penser, aprendre et se construire: l’écrit et l’oral réflexifs. Paris: PUF, 2008.
CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: Éditions La Pensée Sauvage, 1991.
ESTÁCIO, Eliene Santos. Recolhimento de manuscritos escolares: o tratamento didático adotado pelos professores em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Maceió, 2017.
ESTÁCIO, Eliene Santos; CALIL, Eduardo. Produção de texto no livro didático e suas armadilhas: leitura que (des)colam n(o) texto do aluno. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16, 2007, Campinas/SP. Anais… 2007.
HUGON, Marie-Anne; LE CUNFF, Catherine. (Sous la direction). Interactions dans le groupe et apprentissages. Presses Universitaires de Paris Ouest, 2011.
RIVIÈRE. Véronique. L’activité de prescription en contexte didactique. Analyse psycho-sociale, sémio-discursive et pragmatique des interactions en classe de langue étrangère et seconde. Thèse pour le doctorat en didactique des langues et des cultures – Université Paris 3-Sorbonne Nouvelle, 2006. Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2017.
TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 1997.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026